segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cine Carcará "SOU FEIA MAS TÔ NA MODA"

Salve a Tod@s

No dia 02 de outubro ocorreu no Espaço Cultural Elo da Corrente a 1ª edição do Cine Carcará com o documentário "Sou Feia mas TÔ na Moda", e nós do Coletivo Esperança Garcia,  fomos convidadas para trocar algumas ideias a respeito do seu conteúdo.
Buscando sair da nossa "zona de conforto" analisamos o olhar que o documentário buscou apresentar a respeito do funk e de sua vertente mais atual e polêmica, o FUNK SENSUAL, como é chamado pelas MC's que cantam e vivem dessa arte.
Ressaltando todas as problemáticas que rodeiam essa vertente musical, principalmente a respeito da sexualização exagerada da mulher, mais especificamente da mulher negra diante desse contexto, porém não podemos deixar de pensar e refletir sobre a mensagem positiva que Denise Garcia focou quando produziu o documentário.
A partir das falas de Deise da Injeção, Vanessinha Pikachú, Tati Quebra-Barraco, outros "bondes" de meninas e outras mulheres moradoras da Cidade de Deus, o documentário explorou questões referentes a realidade social das favelas cariocas, das mulheres que se utilizam do microfone e do funk como forma de expressão e  principalmente a desvalorização das manifestações culturais proveniente das periferias brasileiras.
Obrigada a tod@s que contribuíram com as mais diversas reflexões e enriqueceram o debate e obrigada também ao Cine Carcará pelo convite, estamos lado a lado.

Axé

Um comentário: