segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Oficinas de bonecas abayomis - 03/12/2015




No dia 13/12/15  realizamos em nosso Quintal a oficina de bonecas  *Abayomis, as meninas que subiram nesse dia chuvoso mais a parceira Ana Silva  construíram a partir de suas imaginações mimos incríveis com retalhos e tecidos. Foi uma manhã produtiva e que nos motivou a pensar e organizar para o próximo ano outra oficina com todas as crianças do projeto.
Em breve postamos as fotos...
















*Para acalmar  seus filhos durante as trágicas viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.
Por Kauê Vieira, do Afreaka
Sem costura alguma (apenas nós ou tranças), as bonecas não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias africanas.



Juliana A. Balduino

Nenhum comentário:

Postar um comentário