domingo, 1 de outubro de 2017

Incêndio no Estância Jaraguá- Quilombo da Parada




No dia 15.09 que amanhecemos aqui no Quilombo com fogo no terreno ao lado do nosso que só não teve grandes proporções graças ao trabalho de algumas pessoas da comunidade que se mobilizaram para apagar as chamas que quase acabaram com a nossa morada... E no dia 23.09 tivemos um novo episódio que começou por volta das 16hs e durou até a segunda feira dia 25, as chamas só não chegaram em nossa morada, novamente, devido termos parceiros que conseguiram desviar sua rota e resfriar o entorno da casa,  que seguiu queimando e destruindo mais de 400 metros de mangueiras que passam em nosso Quintal e seguem pela mata para abastecer as casas que ficam em nosso entorno.

Nesses tempos quentes e seco a vegetação fica propícia para causar grandes catástrofes e acompanhada da irresponsabilidade das pessoas isso vai se tornando realidade. Em 2013 ficamos praticamente dois anos sem abastecer nossa casa devido um incêndio criminoso, também, que fez com que a nossa mina secasse durante dois anos. Dessa vez, tivemos um pouco de sorte e o abastecimento segue "normal" e o único prejuízo para a Comunidade que ficou quase dois dias sem água em suas casas foi a compra das mangueiras para abastecimento.


Seguimos na luta cotidiana e orientando aos que participam do projeto da importância da preservação e cuidado com a natureza, infelizmente não é um trabalho que atingimos sozinhos, temos ampliado nossas ações  nos espaços escolares da região e esperamos profundamente que um dia essa maldade no coração do "ser humano" ou "seres humanos" que atacam quem lhe oferece abrigo acabe.


Aos donos do fogo e ventos pedimos justiça!!!! A dona das águas nosso agradecimento pela proteção e livramento.





                                                                  "...não mexe comigo que não ando só...que não ando só..."











axé pra nós!!!





                                                                                                         Juliana Balduino

Nenhum comentário:

Postar um comentário