domingo, 4 de março de 2018

Registro da atividade realizada em 04.03.2018- Projeto Cultura no Quintal do Quilombo da Parada


Hoje o dia começou doce! Doce como as lindas palavras do conto  - Rosa Maria Rosa da estimada escritora Conceição Evaristo. A oficina de literatura ganhou voz, formas e cheiro de rosas que após a leitura foram materializados nas ilustrações do nossos participantes. E que lindeza foi cada desenho feito a partir do que imaginaram e pensaram sobre Rosa Maria Rosa. Com todo respeito a estimada escritora posso jurar que mesmo as crianças sem terem visto uma foto dela ampliada, apenas rapidamente a da contracapa uma delas espontaneamente quase fez um retrato falado de quem escrevia. Como aconteceu isso? Não sei, ainda em processo e reflexão espero descobrir ou simplesmente continuar sentindo coletivamente com eles.
































Na sequência tivemos a atividade conduzida pela arte educadora Késia.

A proposta foi de promover a reflexão sobre a relação dos sons e da música com a natureza e, quando pensamos a natureza e o trabalho que estamos realizando nela ( plantio, horta comunitária) trazer para esse espaço memórias e experiências com a música vivenciadas por trabalhadores rurais e, até mesmo os próprios pais e avós dos participantes. 


Num primeiro momento foi realizado o processo de escuta do ambiente com o objetivo de identificar sons naturais e sons não naturais, depois a exploração de instrumentos que emitem sons que remetem a elementos da natureza, e por último aprendemos uma canção indígena que fala sobre plantação.

Ma'ety (Awaju Poty)
Ma'ety jau'i waerã
Ma'ety nanderu rete porã

Amba ma'ety rupa
Ma'ety nanderu rete porã

Tradução:

Plantação, alimento futuro
Plantação, corpo de nosso divino pai

Lugar de excelente plantio
Plantação, corpo de nosso divino p















































Na sequência foi retomada a ideia de cuidados com o meio ambiente e processos de permacultura com o arte educador Ferando e Clodo e, também, da nossa parceira Viviane e por último fomos para a terra continuar o processo de plantio e novas folhas para a horta.









Finalizamos com os combinados e algumas tarefas para o nosso próximo encontro.




Dia lindo de se viver e fazer!!!!!!!!


#FomentoCulturadaPeriferiaEd1





axé pra nós!


                                       Juliana Balduino

Nenhum comentário:

Postar um comentário